O Poder Transformador da Metodologia TLS

Por: Wvagno Ferreira da Silva e Fábio Alexandre Thieme

A “Excelência dos processos” tem sido um grande objetivo a ser perseguido pelas empresas da atualidade. O alcance deste compromisso é normalmente fundamentado pelo uso das ferramentas de qualidade disponíveis no mercado, as quais têm gerado a melhoria da qualidade e a redução de custos para as organizações.

Num cenário de crise econômica, nada melhor do que unir estes dois resultados em prol dos objetivos da companhia. Na Mineração Rio do Norte, o ano de 2015 foi desafiador e contou com uma ferramenta fundamental para a obtenção de melhores resultados e menores custos. Estamos falando do Projeto TLS, que gerou uma economia de 5,6 milhões e mobilizou diferentes grupos de trabalho em busca de soluções inovadoras.

O desafio de aprender a utilizar a metodologia TLS fez parte do dia a dia dos grupos de trabalho, que precisaram focar no global e rever antigos conceitos para resolver problemas. Paradigmas foram quebrados após décadas de história e os resultados vieram na mesma medida. O Grupo Embarque (voltado ao aumento do volume mensal de produto embarcado), por exemplo, precisou rever conceitos para buscar a solução para um problema antigo, que era a falta de navios no píer da empresa.

Outro ponto de destaque na utilização da metodologia TLS é a aplicação da ferramenta TPC (Tambor – Pulmão – Corda) na gestão do processo produtivo, a qual possibilita a identificação das reais restrições, a visão clara do desempenho da empresa como um todo e o estímulo para a adoção de ações voltadas ao resultado global.

Quando o assunto é obter bons resultados, não nos restam dúvidas de que a integração entre os diferentes setores de uma empresa é fundamental. De nada adianta cada setor pensar isoladamente em seus resultados sem se dedicar ao coletivo. O resultado final é a soma das conquistas de cada um, que precisam estar alinhadas para fazerem sentido. Neste ponto, mais uma vez, a metodologia TLS quando aplicada com seriedade, é capaz de despertar em todos os envolvidos o real sentido do resultado global.

Se conseguimos obter tantos ganhos em um ano de trabalho, imagine do que seremos capazes ao dar continuidade a este desafio. Este é só o começo de um caminho de grandes conquistas.