O que é Seis Sigma?

O Seis Sigma é uma metodologia desenvolvida na Motorola em meados de 1987 por Bill Smith e amplamente difundida por Jack Welch na GE.

É um conjunto estruturado de ferramentas técnicas e diretivas que devem ser utilizadas tanto em processos de manufatura como quanto em processos transacionais (negócios) e que utiliza a estatística como base estrutural, tendo como objetivo auxiliar na tomada de decisão para aumentar o nível de qualidade dos processos, produtos e serviços através da redução de defeitos.

A base metodológica está fundamentada nos modelos:

  • DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar) para processos existentes,
  • DMADV (Definir, Medir, Analisar, Desenvolver e Verificar) para desenvolvimentos de novos processos, produtos e serviços.

O Sigma (σ) é a 18ª letra do alfabeto grego e na estatística representa a variabilidade existente no processo, produto ou serviço. Ter um processo 6 Sigma significa ter 3,4 DPMO (Defeitos por Milhão de Oportunidades) conforme mostra a tabela:

Sigma                     DPMO                       Rendimento (%)

6                             3,4                              99,999666

5                             230                             99,9970

4                             6.210                          99,3790

3                             66.800                        93.320

2                             308.000                      69,20

1                             690.000                      31,0

 

Alguns dos benefícios alcançados com a implantação do Seis Sigma:

  • Melhoria da qualidade e produtividade;
  • Acréscimo e retenção de clientes;
  • Redução de custos;
  • Eliminação de atividades que não agregam valor;
  • Maior satisfação dos funcionários
  • Aumento na satisfação do cliente.