O Seis Sigma é uma metodologia desenvolvida na Motorola em meados de 1987 por Bill Smith e amplamente difundida por Jack Welch na GE.
É um conjunto estruturado de ferramentas técnicas e diretivas que devem ser utilizadas tanto em processos de manufatura como quanto em processos transacionais (negócios) e que utiliza a estatística como base estrutural, tendo como objetivo auxiliar na tomada de decisão para aumentar o nível de qualidade dos processos, produtos e serviços através da redução de defeitos.
A base metodológica está fundamentada nos modelos:
- DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar) para processos existentes,
- DMADV (Definir, Medir, Analisar, Desenvolver e Verificar) para desenvolvimentos de novos processos, produtos e serviços.
O Sigma (σ) é a 18ª letra do alfabeto grego e na estatística representa a variabilidade existente no processo, produto ou serviço. Ter um processo 6 Sigma significa ter 3,4 DPMO (Defeitos por Milhão de Oportunidades) conforme mostra a tabela:
Sigma DPMO Rendimento (%)
6 3,4 99,999666
5 230 99,9970
4 6.210 99,3790
3 66.800 93.320
2 308.000 69,20
1 690.000 31,0
Alguns dos benefícios alcançados com a implantação do Seis Sigma:
- Melhoria da qualidade e produtividade;
- Acréscimo e retenção de clientes;
- Redução de custos;
- Eliminação de atividades que não agregam valor;
- Maior satisfação dos funcionários
- Aumento na satisfação do cliente.